Home » » #FICAADICA: Superman entre a Foice e o Martelo

#FICAADICA: Superman entre a Foice e o Martelo



Olá, leitores do Crash Inside. Sou o mais novo colaborador do Crash e estou aqui para trazer a vocês uma dica de leitura realmente surpreendente: Superman entre a Foice e o Martelo. Pretendo sempre trazer materiais desse estilo a vocês espero que gostem.

E tudo começou com uma simples idéia: O que aconteceria se o nosso “Super Homem” tivesse caído na União Soviética? Da série Túnel do Tempo (Elseworld no original) “Superman entre a Foice e o Martelo” (adaptação para “Superman Red Son”) é o que chamo de uma obra de qualidade singular, dividido em 3 partes, a minissérie combina os belos traços  de Dave Johnson e o roteiro de Mark Millar de forma arrepiante. Sem dúvida quem é fã do HQ vai adorar as constantes referências à dimensão normal e as modificações que personagens do clássico como Batman, Lanterna Verde, Mulher Maravilha e Bizarro (sem dúvida adorei a participação desse último no quadrinho) sofreram. Quem não é fã como eu, também não verá problemas em ler e adorar, afinal de contas é uma espécie de mundo paralelo onde não precisa-se de conhecimento nenhum para adentrar.




A história se passa no mundo em que a nave que trouxe o pequeno Kal El para Terra, em vez do EUA, cai na URSS, sendo encontrado por um casal de uma pequena fazenda coletiva. No dia em que se vê pronto para ajudar o planeta, com seus poderes perfeitamente controlados, o herói vai a Moscou para ajudar a salvar pessoas de seu país. Vemos no começo aparentemente o mesmo “Homem de Aço” do universo tradicional, apenas, agora, com ideais comunistas, mas ao ser adotado como braço direito de Stalin e em seguida substituindo-o acabamos vendo as mudanças em sua personalidade tradicional tornando-o muito (e coloca muito ai) mais atraente como personagem. Em contra partida o maior gênio da Terra, Lex Luthor, encontra no Superman um estímulo para trabalhar, tendo em vista que tudo para ele era fácil demais. Dessa forma, em uma mistura de ódio, desafio e admiração, Lex tenta de tudo para destruir seu rival em um jogo que vai muito além de uma simples batalha, mas de vencê-lo intelectualmente e moralmente num conflito de ideais.




Não tendo só Luthor como obstáculo para a sua utopia, mas traições, seu próprio ego e nosso querido amigo Homem Morcego em uma versão anárquica a qual lutará contra a ditadura da URSS, que já comanda praticamente todo o mundo. O que mais me interessou nessa segunda parte, que é dedicada a como o Superman irá se dedicar sua vida a transformar o mundo, foi que deixamos de encarar o principal como “herói” e duvidar sobre o controle que ele exerce sobre os humanos é certo. Outro fato interessante no HQ são os personagens que realmente existiram na vida real, como Stalin e agentes do FBI, isso dá um clima de veracidade a obra que nos faz pensar “e se realmente acontecesse no nosso mundo?”. A humanidade presente nos personagens também é algo que não se pode deixar passar. Personagens como Mulher Maravilha, Lex Luthor e o nosso “Super Ditador” têm dúvidas, fraquezas, são inconstante e são cheios de defeitos.

Enfim, “Superman entre a Foice e o Martelo” é muito mais que uma simples história sobre o Homem de Aço. É um quadrinho maduro, complexo, muito bem trabalhado e surpreendente. Independente de ser um leitor de HQs ou não a qualidade na obra está amostra desde as primeiras páginas. Infelizmente está esgotado no Brasil e o único jeito de conseguir ler, além de downloads, é pedindo emprestado a quem já tenha.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. Testes Otaku Fantasy - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger